29 out/13

Anticoncepcionais

Existem vários anticoncepcionais disponíveis no mercado, entre as pílulas a dose pode variar muito. As pílulas são compostas por dois tipos e hormônios o etinilestradiol e um progestágeno. O primeiro é responsável pelo controle do ciclo menstrual e o segundo pela contracepção propriamente dita. A dose de etinilestradiol variam nas pílulas modernas de 35 mcg a 15 mcg, quanto maior a dose maior a possibilidade de efeitos colaterais, apesar de raros e melhor o controle do ciclo. Com a evolução da pílulas a dose de etinilestradiol foi diminuindo, diminuindo também os efeitos colaterais, porém com eventuais descontroles menstruais como escapes no meio da cartela que podem ocorrer no meio da cartela.

Atualmente existem vários regimes de uso de pílulas, 21 dias com pausa de 7 dias, 24 dias com pausa de 4 dias, pílulas contínuas com menstruações mensais e pílulas contínuas que inibem a menstruação. Especialmente na amamentação usamos pílula apenas de progestágeno e que pode ser usada também fora deste período, porém sem controle de ciclo menstrual e tendendo a inibí-lo.

Recentemente foi lançada uma pílula com estrógeno natural, semelhante ao produzido pelo ser humano, diminuindo a menstruacão e com menos efeitos adversos.

Como opção interessante principalmente para as mulheres mais esquecidas temos os adesivos para serem colados na pele semanalmente por 3 semanas, com pausa de uma semana, quando a mulher menstrua. Outra opção inovadora trata-se do anel vaginal de fácil colocação, manuseado pela própria mulher, que não sente o dispositivo durante o uso. Ele é inserido e fica por 3 semanas, retirado por uma semana e assim por diante. Estes métodos além de terem menor dose de hormônios, controlam melhor o ritmo menstrual por serem de absorção contínua.

Os DIU (s), assim chamado por ser as iniciais de dispositivo intra-uterino e como o próprio nome diz é um aparelho que é inserido pelo médico e dura por 5 anos. Existem dois tipos de DIU: um de cobre que pode aumentar a menstuação em quantidade e duração, eventualmente aumentando os sintomas de tensão pré menstrual e cólicas. Um SIU, sistema intra-uterino, mais moderno e contendo hormônio de progestágeno, diminui ou inibe a mentruação em 80 % das mulheres beneficiando especialmente as que sentem muitos sintomas menstruais. Ambos tem eficácia muito boa e duram cinco anos.

Antigos mas eficazes ainda temos as injeções mensais e trimestrais.

Mito ou verdade???

1) O uso de pílulas por muito tempo faz com que fique mais difícil engravidar ?

R. Mito, a pílula evita gravidez com boa eficácia apenas quando está sendo tomada, depois da parada a fertilidade volta ao normal. Ocorrem que casais podem demorar até 1 ano para engravidarem o que não tem relação alguma com a pílula.

2) As pílulas que são tomadas na amamentação são mais fracas?

R. Mito. Atualmente existem pílulas específicas para amamentação tão eficazes como qualquer outra, inclusive podendo ser tomadas depois que se para de amamentar.

3) O DIU pode causar infertilidade ?

R. Mito. O DIU de cobre, pode em alguns casos  favorecer infecções uterinas que podem levar a dificuldades de engravidar. Já o SIU, pelo contrário inibe estas infecções não tendo relação alguma com infertilidade futura, podendo ser inserido em jovens e mulheres que nunca engravidaram.

4) Sangramento no meio da cartela da pílula significa que ela perdeu a eficácia?

R. Mito. Estes escapes de menstruação são comuns na adaptação ao método nos primeiros meses, O que compromete eficácia é o esquecimento da pílula por mais que 12 horas.

5) As injeções podem aumentar peso ?

R. Verdade. Especialmente as injeções de uso trimestral podem aumentar de peso, devem ser usadas com controle.

6) Algumas medicações podem comprometer a eficácia de pílulas ?

R. Verdade. Especialmente as medicações para epilepsia e alguns antibióticos. Nos casos de medicações anti-epiléticas deve-se optar por outros métodos como preservativos ou DIU. Nos casos de uso de antibióticos deve-se usar preservativos para não correr riscos.

Qualquer dúvida enviem comentários estarei a disposição.

Dr Rubens Brocco Dolce

CRM 69.972.