Normalmente ocorre uma perda de liquido muito grande vaginal, que molha toda a roupa e faz uma poça de agua no chão se estiver em pé. Tem um odor de agua sanitária pode acontecer ANTES de entrar em trabalho de parto ou DURANTE o trabalho de parto.
Trabalho de parto = dilatação acima de 4 cm + contrações fortes 2 a 3 em 10 minutos por mais de uma hora.
Quando a bolsa rompe antes do trabalho de parto chamamos de amniorrexe prematura ou Ruptura Prematura de Membranas independente da idade gestacional.
Se a bolsa romper antes de 34 semanas ,você pode ter um bebê prematuro e não queremos, então a conduta é expectante!! Ou seja, tentamos segurar o bebê dentro do utero ate completar 34 semanas ( vai depender do risco de infecção materno -fetal que será controlado por exames laboratoriais , medição de temperatura materna e do perfil biofisico fetal ). Lembrando que o risco de prematuridade fetal é maior que o risco de infecção nestes casos.Mantemos a mãe internada até completar 34 semanas ou ter sinais de infecção materno-fetal ou de sofrimento fetal onde a via de parto (cesárea ou indução para parto normal deverá ser avaliado individualmente).
Indução de parto é quando usamos comprimidos vaginais (misoprostol) ou ocitocina endovenosa (veia) para que as contrações comecem de modo artificial.